quinta-feira, 21 de abril de 2011

FAZENDA BOA VISTA

 Bom feriadão prolongado chegando e mais um pedal com ele. Porem este pedal no inicio foi meio confuso. Para onde iremos? Qual nosso destino? Estava meio dificil decidir. Resolvemos então decidir na hora com o concenso de todos. Tinha duas opções: Dorandia ou Passa Três. Escolhemos Passa Três. Saimos então para nosso destino, porem pelo caminho a coisa foi ficando meio complicada, como era feriadão, muitos carros estavam na estrada e pelo nossa estrada era bem pior pois é uma estrada que liga o litorial do estado. Dia bonito e 4 dias de folga o pessoal não quer perder. Pedalamos então com cuidado redobrado e durante o percurso decidimos então mudar a rota. Nosso destino era então pegar sentido a estrada dos tropeiros e ir até uma bela fazenda que se encontra as margens de tal rodovia. Mas antes de chegar paramos e fizemos um lanche para repor as energias. Feito a parada saimos e logo de inicio percebi que meu pneu estava descalibrado e que provavelmente o pneu tinha furado. Mas como vazava pouco ar deu para ir pedalando até a fazenda sem maiores problemas. Chegando na fazenda fomos aproveitando que o movimento ainda era pequeno e tiramos fotos sem que aparecesse algum Robert para atrapalhar. Esta fazenda tem uma historia legal. Relatos dizem que o casarão da fazenda que hoje se faz presente na infra-estrutura do Hotel Fazenda Boa Vista como uma das partes principais, foi construído em meados de 1780. Nessa época a fazenda era uma importante produtora de Anil. Por volta de 1840, já sob administração do herdeiro Luciano José de Almeida, o café começou a ser o produto principal produzido nessas terras. Em 1842, o proprietário Luciano José de Almeida hospedou o Duque de Caxias, comandante das tropas da Corte, destacadas para o combate dos rebeldes liberais de Silveiras. Prestou-lhe total assistência, reabastecendo as tropas e fornecendo animais de carga, gesto retribuído pelo Governo Imperial conferindo-lhe a Comenda de Cristo.
Possuindo nessa ocasião três mil e novecentos alqueires geométricos, era necessária a mão de obra de mais de mil escravos. Atualmente a área da fazenda está sendo utilizada no ramo turístico e hoteleiro. O Hotel Fazenda Boa Vista que recebe hóspedes de todas as regiões do país e nos leva a uma agradável viagem ao passado. O hotel fazenda a tempos é usado para cenario de produções de novelas tais como: Casarão, Dona Beija, Cabloca, Sinha Moça, Beleza Pura e um Só Coração.
Nesta fazenda é possivel ver moveis da epoca do café, todos bem conservados. Tambem ainda dá para se ver o porão que servia de sensala para escravos. Visitamos tudo e registramos muitas fotos. Feitos os registros era hora de se preparar para sair em direção a velha e conhecida cidade de Bananal (não aguento mais ir lá, vou ficar um mês sem ir para aquelas bandas rsrsrsss) onde almoçariamos. Depois de 14 km chegamos então e tratamos de encher a barriga já passava do meio dia e a fome batia. Comemos uma comida boa e saimos para descançar na praça onde refrescamos com um sorvete até dar a hora de ir embora. O sol estava mais fraco e saimos então em direção a Barra Mansa e no caminho paramos numa mina para abastecer as garrafas de agua. Bom este foi um passeio não programado ou programado mas com mudanças. O negocio é que não perdemos o dia e conhecemos um belo lugar. Até um proximo passeio então.
Fotos: Wiliam e Lúcia
Distancia percorrida: 100 km

Participaram do passeio: Laura, Lúcia, Vivian e Wiliam










Vai um lanchinho?










Equipe Off Road Bikers e as Penelopes.





Vivian trocando a bike por um veiculo motorizado?!?!?!?

Utensilios antigos.

















Remendando a camara de ar.







Almoço.


Agua fresca!




Liberdade

4 comentários:

BTT-ALBI disse...

Que maravilha ! Essa fazenda leva-me aos tempos da minha juventude em que nós por aqui não perdíamos um episódio da novela casarão ! recordo-me dos saudosos ( Paulo Gracindo, Yara Cortês, Mário Lago, e Armando Bogus e da música de Elís Regina- Fascinação ) entre muitos outros.
Obrigado por compartilharem connosco essas bonitas fotos.
1 abraÇo.

Laura disse...

Foi mto bom o passeio. Mais uma vez agradeço a companhia de vocês.
Até o próximo.

canelas de aço disse...

Sem dúvida que seus pedais , são sempre legais , interessantes , sempre com boas fotos dos bonitos locais para onde vai...mas o mais legal de tudo é que você está sempre incentivando a galera a vir para o mtb , é sempre receptivo e acolhedor com todos. Parabéns amigo !!! São pessoas como você que fazem a diferença, e ajudam nosso esporte a crescer e ser cada vez mais conhecido . Abç.

GINETAS BIKERS. disse...

siempre rodeados de naturaleza,en tu pais todo es muy bonito y alegre.viviam,no cambies nunca la bike por el quaddddd...!!! saludos a todos.